segunda-feira, 20 de setembro de 2010

NO CORAÇÃO DE UGANDA

Após uma semana de atividades na cidade de Kangulumira, nos confins de Uganda, após um culto animadíssimo (que começou às 8 da manhã e terminou às 15h) na igreja do Pr Stephen Sentongo, nos preparamos para uma boa caminhada em direção ao Rio Nilo, onde realizaríamos os batismos de dezenas de pessoas que haviam confessado a Jesus durante os dias da cruzada.

Era grande a animação. Tomamos os trilhos pelo meio do mato debaixo de um sol quase escaldante. Alguns proseavam, outros cantavam, enquanto uma imensa procissão fazia seu curso em direção às águas limpas, lindas e também perigosas, do lendário rio.

Eu havia pregado uma mensagem especial da parte de Deus para aquele povo e eles estavam visivelmente alegres, o que não é nada excepcional em se tratando de África. São alegres por natureza, mas podia perceber uma alegria diferente. Ainda que tenhamos referências de alegria, satisfação, felicidade, nada se compara quando a atmosfera do céu envolve uma comunidade que cultua o Deus vivo!

Pelo caminho, além das crianças que agarradas em minhas mãos, seguiam fazendo festa, outras que iam sendo encontradas, diziam em coro: "Muzungo, muzungo!" que significa algo como "branquelo." Em nenhum momento suas palavras carregavam a intenção da ofensa. Era a celebração da diferença e até da perplexidade, uma vez que alguns nunca tinham visto ou tocado um homem branco.

Chegamos finalmente às águas. Os nativos checaram a área cuidadosamente antes de entrarmos no rio. Fui com a mesma calça que havia pregado e com camisa, respeitando os códigos da cerimônia a partir do nosso costume no Brasil. Antes de entrarmos nas águas o Pr Sentongo, para minha surpresa, tirou calça, camisa, ficando só de calção, com um sorriso amplo, pegou na minha e disse: "Vamos Pr Luiz, vai começar." E assim eu entrei todo farisaico nas águas da humildade e simplicidade africana.

Como o grupo era grande, chamei também o Pr Ricardo Abreu para entrar nas águas e nos ajudar. Enquanto batizávamos o povo cantava ininterruptamente enchendo a mata ao redor com aquela incrível e inesquecível melodia. O missionário Alexandre que viajava conosco, de câmera em punho, registrava aquele momento fantástico.

Terminado o batismo da multidão, eu que já sempre fui fascinado por água, não pensei duas vezes. Dei um mergulho prolongado e começei a nadar vigorosamente, dando braçadas cheias de alegria e contentamento, grato a Deus pelo privilégio de estar ali naquele dia, com aquele povo. Minha satisfação foi interrompida por gritos que vinham da margem... era o Pr Sentongo qque acenava pedindo que eu voltasse imediatamente! Retornei sem saber exatamente o por que de tamanha agitação.

Disse a ele assim que saí arfando das águas: "Pastor, não se preocupe pois sei nadar bem!"
"Não é esse o problema pastor - retrucou ele - o problema são os crocodilos!" - E em seguida contou, para meu espanto - como crocodilos e hipopótamos matam dezenas de pessoas todos os anos ali mesmo naquela região. Meu encanto com águas lindas do rio acabou ali.

Fui informado que deveríamos nos dirigir para outro ponto do rio onde o acesso era mais fácil pois estavam trazendo uma senhora de 86 anos para eu batizar. Fomos levados a outro trecho belíssimo daquele rio encantador onde nos deparamos com dois jovens carregando uma senhora idosa em direção às águas. Chamei novamente o Pr Ricardo Abreu para descer comigo e juntos batizamos aquela irmã. Quando ela emergiu das águas os presentes irromperam em júbilo, gritando "aleluias" e "glórias!"

Tão logo terminamos os batismos, um chuva fina surgiu como que do nada causando em todos a impressão de que o Senhor estava fechando aquele momento com uma chuva de bênçãos sobre todos nós. Aqui e ali ouvia comentários que diziam: É chuva de bênção!

Partimos de Kangulumira no dia seguinte em direção a Kampala, de onde voaríamos para a África do sul. Ao decolar do aeroporto de Entebe, olhando a vista belíssima do imenso lago Vitória logo abaixo, senti uma ponta de saudade antecipada e naquele momento me certifiquei de que estavámos saindo de Uganda, mas Uganda jamais sairia de nós.

3 comentários:

  1. Nossa, confesso, estou deveras, emocionado!
    Provavelmente já vi este video, contudo, a descrição nestas breves, mas sublimes palavras, fez-me relembrar do propósito para o qual fui chamado!
    Oh Senhor, que o Seu Santo nome seja conhecido até mesmo, nos lugares mais longínquos da terra!
    Santifica Teu nome soberano Deus e faz prosperar o Reino do Seu Ungido e Senhor Nosso, Jesus Cristo!

    Pastor Luiz, sem palavras...
    Maravilhoso este site

    Gloria Deus!

    Eduardo Miranda IVCSP

    ResponderExcluir
  2. Fui abençoado com grande alegria por ver o site e a visão escrita na tábua (tela) para que a possa ver até quem passar correndo. Muitos verão, se alegrarão no Senhor, contribuirão e compartilharão das bênçãos derramadas para o crescimento do Reino. Glória a Deus por esse ministério e por sua vida Pr. Luis. Conte comigo!
    Ósculo Santo! Pr. Ricardo Abreu

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha! Gostaria de estar lá com vocês. Fiquei profundamente emocionada... obrigada por trazer Uganda até nós.
    Eu louvo à Deus por tua vida pr. Luiz, e agradeço a Ele por integrar-me a esse ministério tão abençoado.
    És bem-aventurado! Abraços!

    ResponderExcluir