NOSSA HISTÓRIA

Foi diante de um homem de baixa estatura física e impressionante estatura espiritual que tive uma das maiores experiências da minha carreira ministerial. Conheci o Pr. Nga Nguyen no Seminário Internacional do Instituto Haggai em Cingapura em 2005.
Fui para aquele seminário alimentando expectativas de grandes descobertas e acesso à segredos profundos que porventura ainda me faltavam. Para minha frustração, não encontrei nada disso lá. Se voce já andou um pouco, já leu um punhado de livros e participou de um número de seminários, certamente já desenvolveu uma bagagem de conhecimentos que deixa pouca margem para grandes surpresas.
Já me sentia algo desapontado quando conheci o Pr Nga, um vietnamita cheio de entusiasmo e brilho visível. Num dos intervalos começamos uma conversa animada sobre ministério e missões. Minha veia missionário começou a pulsar mais forte. De repente nós que há pouco éramos dois estranhos estávamos falando com fluência a língua do Reino e nem parecia que um abismo cultural imenso se interpunha entre eu e ele.
Enquanto o Pr Nga compartilhava acerca de seu ministério no Vietnam, eu pensava em como poderia abençoar o país do meu novo amigo. O paradigma ultrapassado de missões apresentava as opções dos meios que poderiam ser empregados... Enquanto eu operava naquela frequência, o Espírito Santo me deu um susto ao fazer uma pergunta:
"Quanto dinheiro voce acha que precisaria para treinar e enviar um obreiro para o Vietnam? Quanto tempo voce acha que seria necessário até que esse obreiro aprendesse a falar o vietnamita com fluência para então comunicar o evangelho com eficácia?"
E completou a sua fala dizendo claramente em meu espírito: "Voce não precisa necessariamente enviar obreiros para o Vietnam. Investe nestes que já estão lá!"
Logo em seguida uma ordem clara veio ao meu coração: "Torna-lhes o fardo mais leve para que possam andar mais rápido."
Perguntei, "Mas Pai como vou fazer isto?"
A resposta veio imediatamente: "Dobre a renda dele!"
Fiquei confuso por um momento e disse para mim mesmo, "Isso é coisa da minha cabeça; como poderia fazer uma coisa dessas?"
O Senhor falou novamente: "Pergunte-lhe quanto ganha."
Depois de muito hesitar, com a insistência do Espírito Santo, chamei o Pr Nga de lado para fazer-lhe uma das perguntas mais constrangedoras que se pode fazer a um estranho. Disse-lhe:
"Pastor, preciso te fazer uma pergunta muito embaraçosa, mas depois te explico a razão... quanto o irmão ganha hoje? qual é sua renda mensal?"
O pastor um tanto constrangido parecia não acreditar no que ouvia... eu insisti com ele, afirmando que tinha uma ordem de Deus para fazer aquela pergunta.
Ele respondeu depois de mais algumas argumentações que ganhava cerca de US$ 70 por mês.
Fiquei surpreso e disse para mim mesmo: "Pai do céu... mas é tão pouco!" Percebi então que poderia adotar aquele pastor dobrando a renda dele. Quando voltei a pensar na quantia tão pequena, o Espírito Santo disse: "Filho, a oferta terá um impacto significativo na vida dele. A relação é proporcional em qualquer lugar do planeta; faria diferença se alguém hoje dobrasse sua renda?
Deixei aquilo amadurecer um pouco mais dentro de mim e no dia seguinte compreendi que DEUS estava me dando uma visão para um ministério junto a pastores "pobres" operando em lugares de risco ou pobreza aguda. Chamei o Pr Nga no outro dia e comuniquei a visão. Disse-lhe que a partir do meu retorno ao Brasil a renda dele seria dobrada. E assim me comprometi a enviar 70 dólares mensais a ele, que muito se alegrou comigo e no Senhor.
Em seguida marquei uma reunião com vários pastores de países pobres e reunido com Filipinos, Nigerianos, Paquistaneses, Vietnamitas entre outros, compartilhei a visão que havia recebido bem como o nascimento do ministério INTERNATIONAL FELLOWSHIP NETWORK. Todos se alegraram e abençoaram a iniciativa que hoje segue num projeto de adoção de 1000 pastores na África e Janela 10/40. Depois daquela reunião me senti imensamente grato a Deus e ao ministério do Dr. Edmund Haggai por me proporcionar a oportunidade de estar ali naqueles dias inesquecíveis!